GO - Termina na 6ª-feira prazo para atualizar cadastro na Juceg
O processo começou dia 3 de outubro último.
Termina nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, sem prorrogação, o prazo  para que as empresas goianas que há mais de dez anos não procederam  nenhum arquivamento de atos mercantis façam a atualização cadastral na  Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). O processo começou dia 3 de  outubro último. Porém, até a última semana, menos de 20% das mais de 284  mil empresas que se enquadram nesse processo atualizaram seus cadastros  no órgão. 
A preocupação da diretoria da Juceg é que, a partir  de hoje, poderá ocorrer congestionamento no sistema eletrônico do órgão e  até tumultos no atendimento, já que a maioria das empresas está  deixando para a última hora a atualização cadastral. O diretor técnico  da Juceg, Lúcio Antônio Arantes, avisa que, no dia 3 de dezembro,   sábado, o programa de atualização cadastral será automaticamente  bloqueado na internet pelo próprio Departamento Nacional de Registro do  Comércio (DNRC). No dia 8 de dezembro será feito também automaticamente o  cancelamento de todas as empresas consideradas inativas. 
Constam  na Juceg o registro de 600.164 empresas ativas, as quais pelo menos  283.702 empresas correm o risco de serem canceladas porque não fizeram  nenhum registro de atos mercantis nos últimos dez contados a partir de  julho de 2001. As empresas que tiverem seus registros cancelados também  perderão a proteção de seu nome empresarial e não poderão mais atuar no  mercado.
Depuração
O objetivo do programa de  atualização cadastral é fazer uma depuração dos cadastros de empresas na  Juceg, a exemplo do que vem ocorrendo nas Juntas Comerciais de todo o  Brasil, além de efetivar a liberação do nome empresarial daquelas  inativas e canceladas.
O presidente da Juceg, Veríssimo Aparecido  da Silva, afirma que o cancelamento das empresas não se trata de uma  faculdade das Juntas Comerciais, mas uma obrigação legal de  periodicidade de realizar levantamentos e identificar as empresas que  não fizeram movimentação nos últimos dez anos, para proceder o  cancelamento dentro do rito legal. Além disso, após a conclusão do  processo, será possível ter um censo real das empresas em operação no  Estado. 
A Juceg disponibiliza no seu site,  nos escritórios regionais e na sede do órgão, a relação das empresas  que estão sujeitas ao cancelamento de seus registros e do nome  comercial.
Mais informações: (62) 3252-9275
 
                                 
                             
                            