Formando equipes vencedoras

Como transformar um grupo de pessoas totalmente diferentes em suas personalidades, anseios e valores em equipes vencedoras?

Este artigo não tem a pretensão de dar uma fórmula mágica para tornar sua equipe de trabalho um case (ou caso) de sucesso da noite para o dia, muito menos criar um método infalível e a prova de questionamentos, mas sim pretendo passar algumas lições que tenho aprendido ao longo de minha vida profissional, seja como liderado em diversos momentos e atualmente como líder de uma equipe.

 

1ª Etapa: Conheça sua equipe.

Quando falo conhecer a equipe, muitos Líderes podem dizer: Trabalho com as mesmas pessoas a 5,7 ou até 10 anos, aí quando perguntamos: Qual é o Hobby de tal funcionário? Qual a formação daquele outro? Tem alguém na equipe fazendo algum curso atualmente? Para qual time torce o Sr. Fulano de Tal funcionário a mais de 3 anos de sua equipe? Então a falta de precisão das respostas nos revela que o Líder tem um conhecimento raso ou podemos dizer insuficiente sobre sua equipe. Conhecer seus liderados, saber sobre seus anseios, objetivos, visão que eles têm sobre a importância da tarefa que executam, que opinião eles tem sobre você e seus projetos, principalmente quando você acabou de assumir o posto, afinal são eles que irão contribuir para fazer seus planos se transformarem em uma realidade de sucesso.

Conhecendo a todos ficará muito mais fácil saber como utilizar o capital humano que lhe foi confiado da melhor forma possível, isso irá possibilitar que todos os núcleos da equipe estejam bem preparados para agir, evitando assim ilhas de excelência de um lado e periferias de fracasso do outro. Ouça seus liderados afinal, sua verdade não é absoluta, existem pessoas que podem contribuir, melhorar e otimizar seu plano.

2º Etapa: Conquiste sua equipe.

As pessoas se sentem bem mais confortáveis quando são lideradas por pessoas que admiram, do que quando são comandadas por alguém que suportam por obrigação, percebam que usei propositalmente as palavras lideradas e comandadas, James Hunter diz que Liderança ´´ ... É a Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum''. Um líder a gente segue, já Comandar de acordo com o dicionário on line da língua portuguesa significa ´´Decidir, em razão de autoridade o que outrem deve fazer'', vemos aí um conotação quase militar, um comandante, um general de um pelotão, não acho que essa imagem vá beneficiar alguém a frente de um projeto empresarial. Um comandante a gente obedece, na maioria das vezes somente na presença dele.

A grande sacada é se as pessoas o enxergarem como líder irão seguir com prazer suas orientações, vão se sentir motivadas a fazer parte do projeto idealizado por você, hoje não a mais espaço para a cultura do Quem pode manda, obedece quem tem juízo, supervisores, gerentes até mesmo diretores assim, tendem a ter em seu grupo uma rotatividade imensa de colaboradores, tal qual um comandante de um batalhão em guerra com diversas baixas. Atualmente é cada vez mais forte a idéia de fazer o colaborador se sentir parte do projeto, sentimento de pertencimento ao grupo, sentir que faz parte das decisões tomadas, isso vai de frente à necessidade do homem como ser social.

3º Trace objetivos e acompanhe de perto o desempenho da Equipe.

Na história de Alice no país das Maravilhas a uma cena muito interessante que irei adaptar livremente aqui, onde Alice está diante de uma bifurcação que gera dois caminhos, então ela pergunta ao gato: Que caminho devo seguir? Ao que ele responde: Isso depende de onde você quer chegar! E ela diz: Não sei! E o gato responde: Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve.

Dito isso fica claro que se você não estabelecer um destino (meta) não tem como saber que ações tem que ser realizadas, que processos têm que ser revistos, que pessoas tem que ser remanejadas ou até mesmo desligadas para alcançarmos o sucesso. Deixe claro para todos quais são os objetivos da equipe, onde ela está e onde você pretende vê-la chegar, delegue, invista tempo e recursos em sua equipe , de liberdade para as pessoas questionarem, liberdade para agirem (dentro do necessário), mas nunca , em momento algum, deixe de acompanhar por perto para não permitir que saiam do caminho, ou ainda que se desmotivem e parem no meio dele, deixe eles a vontade o suficiente para agirem naturalmente mas ao mesmo tempo esteja perto o suficiente para os deixar seguros.

Conclusão

A equipe vencedora é aquela que no sentido mais nobre da palavra é de fato uma equipe, ou seja, um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum; pelo qual se consideram coletivamente responsáveis (SCHERMERHORN JR. J. R; HUNT. J.G; OSBORN. R.N. Fundamentos do Comportamento organizacional. 2º ed. Trabalho de equipe e projeto de grupo. Bookman, Porto Alegre; 1999.).

Para finalizar deixo para reflexão uma frase do grande Michael Jordan '"Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos." (Michael Jordan).

voltar