Você é empresário?
Ser empresário no Brasil é uma verdadeira odisséia.
Hoje comemora-se o dia do empresário brasileiro. Comemora-se mesmo?Tenho minhas dúvidas...
Ser empresário no Brasil é uma verdadeira odisséia. Começa pela burocracia. Impostos. Tentativas de crédito negadas.
Temos o lado daqueles que dão certo, sucesso, crescimento e divisas para o país.
Agora a pergunta que não quer calar: Porque alguns dão certo e outros não?
Muitos fatores podem levar a bancarrota, mas um dos principais motivos está relacionado a gestão.
Quando falamos em gestão, estamos pensando em tudo que a ela envolve, ou seja, planejamento, execução, monitoramento, novamente planejamento. No mínimo, um PDCA.
Contudo, muitas vezes verificamos pessoas que saem de seus empregos e tentam a sorte como "empresários". Isto não é ser empresário. Isto é uma aventura que pode ou não dar certo.
Planejamento é mais do que essencial, é fundamental, elementar meu caro Watson.
Se você tem um negócio e quer ser realmente um empresário, você precisa de planejamento. Precisa também de reservas financeiras, pois investimento é fundamental.
Não confunda investimento com salário. Quem tem salário é funcionário. Empresário vive da lucratividade do seu negócio, ou seja, empresário tem risco.
Viver com o risco não é para qualquer um. A grande maioria da população se acostuma com salários fixos e reclamam por aumento. Uma parcela desta mesma população compreende que para aumentar seu "salário" precisa aumentar o faturamento. Esta parcela são os empresários.
Ser empresário é gerenciar o seu negócio com sabedoria, destreza e principalmente visão de mercado.
Estes elementos se conquistam com o tempo. Como diz o brocardo: Qual o segredo do sucesso? Boas decisões. Como chegar a ter boas decisões? Tomando decisões erradas.
O profissional do direito está cada vez mais conectado a este universo empresarial. Seja por gerenciar o seu escritório como um negócio, seja por estar mais próximo de seus clientes empresariais de maneira a auxiliá-los a gerenciar e viver o negócio deles através de uma visão de mercado com os riscos jurídicos. Antigamente, cuidava-se de processos. Hoje, de negócios.
Parabéns a todos os empresários brasileiros, sejam eles de produtos ou serviços, pois ser empresário é diferente de estar empresário. Quem o é, sabe da batalha constante e cresce com planejamento e decisões diárias de gerenciamento. Quem está empresário somente dar-se-á conta do fracasso após ele acontecer, pois deixou o planejamento e visão de mercado e gerenciamento para depois.
Pense nisto!
voltar