Quem é autônomo pode pagar contribuição para o INSS?

Quem é autônomo pode pagar contribuição para o INSS? Todos os profissionais que trabalham com carteira assinada têm direito aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para aqueles que atuam de forma autônoma, no entanto, também é possível contribuir para o INSS por meio da guia da Previdência Social (GPS), popularmente conhecida como carnê do INSS) – e se tornar um segurado com direito aos benefícios, incluindo a aposentadoria.

COMO FAZER?

Veja o passo a passo:

  1. Se o trabalhador nunca contribuiu para o INSS (como contratado ou autônomo), é preciso fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS), clicando aqui. O profissional autônomo deve se inscrever como contribuinte individual
  2. Em seguida, faça a escolha do tipo de contribuição (veja mais abaixo quais são eles)
  3. Preencha e emita a guia para fazer o pagamento, clicando aqui
  4. Após o preenchimento é só efetuar o pagamento. A data limite para o pagamento é até o dia 15 do mês seguinte.

TIPOS DE CONTRIBUIÇÃO PARA AUTÔNOMOS

Existem dois tipo de contribuição. As diferenças entre elas são os valores pagos mensalmente e os benefícios a que o segurado terá direito.

Código 1007: o valor da contribuição será de 20% do salário, limitado ao teto da previdência de R$ 7.087,22 deste ano. O trabalhador que contribui nessa modalidade poderá ter direito a uma aposentadoria maior que um salário mínimo.

Código 1163: a contribuição deve ser de 11% do salário mínimo. Nesse caso, o benefício recebido pelo trabalhador ao se aposentar será equivalente a um salário mínimo.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO INSS?

Veja os principais:

aposentadoria por tempo de contribuição

aposentadoria por idade

aposentadoria por invalidez

reabilitação profissional

salario maternidade

pensão por morte

Fonte G1

voltar